Caxambu, 04 a 07 de Outubro de 2009

MOSTRA DE VÍDEOS


<<< VOLTA

III MOSTRA DE VÍDEOS-DOCUMENTÁRIOS SOBRE TRABALHO-EDUCAÇÃO E TEMÁTICAS AFINS

Coordenadoras da Mostra
Marise Nogueira Ramos (UERJ e FIOCRUZ)
Claudia Maria de Lima (UNESP)

Local: Sala de TV – Hotel Glória

2ª feira – 05 de outubro – 17h às 20h

Documentários como fonte de pesquisa e como linguagem
Maria Ciavatta (UFF e UERJ)
Claudia Maria de Lima (UNESP)

Vídeos Selecionados
Projeção e debate

Juventude com vida provisória e em suspenso
(DVD, 40’) – Evidencia, mediante depoimentos de jovens, especialmente de classe popular para que as políticas públicas que relacionam formação, emprego e renda se dirigem, como os mesmo explicitam a fragilidade destas políticas.
De Gaudêncio Frigotto (UERJ)
Apoio: CNPq,  FAPERJ e UERJ

Amanda e Monik
(DVD, 18’) – Dois travestis, um professor e o outro aluno, vivem em realidades bem diferentes, mas têm suas vidas cruzadas a  partir do momento em que entram na sala de aula. Vidas opostas que se cruzam quando ambos dobram a
esquina e ficam cara a cara com o preconceito.
De André Costa Pinto (UEPB)

3ª feira – 06 de outubro – 17h às 20 h

Vídeos Selecionados
Projeção e debate

Sou de Jongo

(DVD, 67’ – Projeção de 20’) – Homens e mulheres participantes de diferentes comunidades do sudeste brasileiro, praticantes da dança do jongo, entrelaçam depoimentos sobre suas vidas e esta cultura que tem sua origem nas práticas de trabalho, festa, religiosidade e resistência de seus antepassados africanos escravizados no Brasil.
De Paulo Carrano (UFF)

O Aquífero Guarani: gigante desconhecido

(DVD, 18’) - Revela a existência do maior manancial de água doce subterrânea do mundo, que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo que sua maior ocorrência se dá em território brasileiro. O programa tem como foco o Aqüífero no estado de Santa Catarina, privilegiando as importantes áreas de recarga, especialmente na região de Urubici, serra Catarinense, onde a Universidade Federal de Santa Catarina desenvolve amplo trabalho.
De Marcia Paraiso (Plural Filmes)
Apoio: RBS TV SC

Profetas da Chuva e da Esperança

(DVD, 15’) – Desde o princípio do Homem, se busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No mundo contemporâneo, essa capacidade se perdeu. No sertão do Ceará, homens conhecidos como Profetas da Chuva traduzem previsões em esperança.
De Marcia Paraiso (Plural Filmes)
Apoio: Petrobras Cultural