Caxambu, 04 a 07 de Outubro de 2009
posteres
CÓDIGO | TÍTULO |
RES. | INT. | AUTOR / CO-AUTOR |
GT02 - 5503 | IDEAIS EDUCATIVOS E SABERES ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LEITURA DE RELATÓRIOS DE INSTRUÇÃO |
Res. | Int. | Rosa Lydia Teixeira Corrêa |
GT02 - 5511 | MÉTODO DE ENSINO DA LEITURA: UMA REFLEXÃO HISTORIOGRÁFICA NO CONTEXTO CAPIXABA (1930) |
Res. | Int. | Elis Beatriz de Lima Falcão |
GT02 - 5587 | DIÁRIOS DE CLASSE DE UMA ESCOLA DO CAMPO: MEMÓRIAS DO COTIDIANO |
Res. | Int. | Maria dos Prazeres Coelho Waltrick Cruz Zilma Isabel Peixer |
GT03 - 5469 | EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO DA ESCOLA PÚBLICA DOS ILHÉUS DE ILHA RASA, LITORAL NORTE DO PARANÁ |
Res. | Int. | Mariangela Cunha |
GT03 - 5784 | PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NO COTIDIANO DE MICROPOPULAÇÕES E OS FIOS QUE SE TECEM NAS ESCOLAS |
Res. | Int. | Patrícia Raquel Baroni |
GT04 - 5830 | VAMOS CONVERSAR SOBRE SABERES DOCENTES E DIFERENÇA? |
Res. | Int. | Cláudia Hernandez Barreiros |
GT05 - 5549 | “BOM NA ESCOLA”: ANÁLISE DE UM PROGRAMA MUNICIPAL DE VALE ESTUDANTIL COMO POLÍTICA DE COMBATE À EVASÃO E REPETÊNCIA ESCOLAR |
Res. | Int. | Elizangela Ribeiro Fraga |
GT06 - 5489 | CRIAÇÃO AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO POPULAR |
Res. | Int. | Djalma Ribeiro Junior |
GT06 - 5600 | EDUCAÇÃO POPULAR HISTÓRIAS DA MEMÓRIA: VIVER, PARA CONTAR A VIDA NAS VOZES DE MULHERES QUE CONTAM E ENCANTAM O MUNDO |
Res. | Int. | Valdirene da Silva Vieira |
GT06 - 5775 | CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O DIÁLOGO COM MULHERES NEGRAS QUE APRENDEM/ENSINAM ARTESANATO: EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINILIDADES |
Res. | Int. | Aline Lemos da Cunha |
GT06 - 5888 | DEPENDE DO JEITO QUE SE FAZ |
Res. | Int. | Marta Nörnberg |
GT07 - 5334 | CONFORMAÇÃO OU TRANSGRESSÃO: AS RELAÇÕES DAS CRIANÇAS NO INTERIOR DA CRECHE |
Res. | Int. | Elaine de Paula |
GT07 - 5470 | A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO SUDOESTE BAIANO |
Res. | Int. | Débora Alves Feitosa Joseane Barbosa Fernandes Maria Luiza Duques |
GT07 - 5516 | ATENDIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS E A PRÁTICA EDUCATIVA DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEIs CONVENIADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - PARANÁ - BRASIL |
Res. | Int. | Elisabet Ristow Nascimento |
GT07 - 5628 | A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O QUE INDICAM AS PROFESSORAS |
Res. | Int. | Isabela Jane Steininger |
GT07 - 5667 | CRIANÇAS, PROFESSORES E FAMÍLIAS: (CO)PROTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Res. | Int. | Janaína da Silva João |
GT08 - 5207 | FORMAÇÃO DOCENTE E MULTICULTURALISMO EM PESQUISAS BRASILEIRAS: REFLEXÕES INICIAIS |
Res. | Int. | André Luiz Sena Mariano |
GT08 - 5274 | O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – A EXPERIÊNCIA DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LAGES/SC |
Res. | Int. | Ivana Elena Michaltchuk |
GT08 - 5280 | A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
Res. | Int. | Rita de Cássia de Alcântara Braúna |
GT08 - 5304 | A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE BRASILEIRA |
Res. | Int. | Diana Lemes Ferreira Mariza Felippe Assunção |
GT08 - 5378 | DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR |
Res. | Int. | Mari M. dos Santos Forster Andréia Veridiana Antich |
GT09 - 5226 | IDENTIDADE POLÍTICA DAS TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÕES QUE IMPLICAM ESSA CONSTITUIÇÃO |
Res. | Int. | Laís Leni Oliveira Lima |
GT09 - 5235 | EDUCAÇÃO CONTINUADA DO TRABALHADOR NO BRASIL: UMA PROPOSTA PARA ALÉM DO MERCADO |
Res. | Int. | Silvia Andréia Zanelato de Pieri Oliveira |
GT10 - 5342 | AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ |
Res. | Int. | Eliane Cristina Freitas de Souza |
GT10 - 5692 | A PRODUÇÃO ESCRITA DE ADOLESCENTES NA ESCOLA |
Res. | Int. | Valéria Barbosa de Resende |
GT11 - 5512 | IMPACTOS DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MOBILIDADE ESTUDANTIL: O EIXO BRASIL - PARAGUAI |
Res. | Int. | Giselle Cristina Martins Real |
GT11 - 5546 | EDUCAÇÃO INDÍGENA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Res. | Int. | Irene Jeanete Lemos Gilberto |
GT12 - 5225 | FILMES, COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULO |
Res. | Int. | Laura Noemi Chaluh Adriana Varani |
GT12 - 5289 | OS USOS DE JORNAL ELETRÔNICO POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA:QUESTÃO PARA O CURRÍCULO |
Res. | Int. | Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas Rosângela Lannes Couto Cordeiro |
GT12 - 5305 | POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: A ATUAÇÃO DA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE BIOLOGIA |
Res. | Int. | Flávia de Mattos Giovannini Busnardo |
GT12 - 5484 | TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO FORMAL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS |
Res. | Int. | Rosemara Perpétua Lopes Monica Fürkotter |
GT12 - 5566 | OS MULTISENTIDOS DAS SALAS DE LEITURA |
Res. | Int. | Bonnie Axer |
GT12 - 5675 | ELEMENTOS DE ANÁLISE PRESENTES NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: POR UM CURRÍCULO CRÍTICO-TRANSFORMADOR |
Res. | Int. | Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga |
GT12 - 5703 | A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR NEGRO NA UNIVERSIDADE – QUESTÕES CULTURAIS E CURRÍCULO |
Res. | Int. | Thais Barcelos Dias da Silva Rebeca Silva Brandão Rosa Simone Gomes da Costa |
GT12 - 5819 | EDUCAÇÃO, VIDA E CRIAÇÃO: EDUCRIAÇÃO |
Res. | Int. | Alda Regina Tognini Romaguera |
GT13 - 5677 | DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CMES PROJETO NASCENTE |
Res. | Int. | Maria Marina Dias Cavalcante Isabel Magda Said Pierre Carneiro |
GT14 - 5114 | JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: A VIOLÊNCIA NA E DA ESCOLA |
Res. | Int. | Roseli Esquerdo Lopes Carla Regina Silva |
GT15 - 5460 | POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIO PAULISTA |
Res. | Int. | Rosângela Gavioli Prieto Simone Girardi Andrade |
GT15 - 5564 | A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO |
Res. | Int. | Mariangela Lima de Almeida |
GT16 - 5310 | LETRAMENTO DIGITAL NAS FAN FICTIONS |
Res. | Int. | Lucio Luiz Monica Rabello de Castro |
GT16 - 5394 | CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: FEITO PARA QUAL ALUNO? |
Res. | Int. | Simone Antaki Moussatché |
GT16 - 5572 | UTV – A QUE (M) SE DESTINA? |
Res. | Int. | Adir Glüsing |
GT16 - 5829 | CONECTADOS E DESCONECTADOS: TICS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE |
Res. | Int. | Luciana Velloso |
GT18 - 5350 | OS SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA JOVENS E ADULTOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO POPULAR |
Res. | Int. | Sonia Maria Alves de Oliveira Reis |
GT18 - 5401 | FINANCIAMENTO DA EJA: DESVENDANDO O BAÚ DE PANDORA |
Res. | Int. | Geruza Cristina Meirelles Volpe |
GT18 - 5426 | O DESAFIO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA |
Res. | Int. | Camila Aparecida de Campos |
GT18 - 5569 | A JUVENILIZAÇÃO DA EJA: QUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS? |
Res. | Int. | Roseli Vaz Carvalho |
GT19 - 5458 | O ENSINO REFLEXIVO DE DONALD SCHÖN – UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Res. | Int. | Maria Aparecida Silva Cruz |
GT19 - 5463 | AULA DE MATEMÁTICA COMO DISPOSITIVO DE DISCIPLINAMENTO: UMA ANÁLISE DE DESENHOS INFANTIS |
Res. | Int. | Fernanda Wanderer |
GT19 - 5561 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: O GRUPO NA ESCOLA |
Res. | Int. | Monike Cristina Silva Bertucci Maria do Carmo de Sousa |
GT19 - 5624 | FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESENVOLVENDO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO FORMAIS |
Res. | Int. | Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
GT19 - 5806 | TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDÍCIOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICOS |
Res. | Int. | Tatiane Dechen |
GT20 - 5464 | “O DOCENTE DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: IDENTIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA” |
Res. | Int. | Maria Gladis Sartori Proença Lucrécia Stringhetta Mello |
GT20 - 5518 | QUESTIONANDO A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE ESCOLARIZAÇÃO – O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O TEMA NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, MEDICINA E PSICOLOGIA |
Res. | Int. | Juliana Garrido |
GT23 - 5642 | DISJUNÇÕES DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NOS PROJETOS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO SEXUAL |
Res. | Int. | Denise da Silva Braga |
GT23 - 5922 | MUNDOS SEPARADOS: MOVIMENTOS, RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NA ESCOLA |
Res. | Int. | Jonê Carla Baião |
GT24 - 5468 | PROCESSOS EDUCATIVOS AO REDOR DE OBRAS ARTÍSTICAS |
Res. | Int. | Adriana Fernandes Coimbra Marigo |
GT24 - 5802 | O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES |
Res. | Int. | Alexandra Silva dos Santos Furquim Cláudia Ribeiro Bellochio |